terça-feira, 3 de setembro de 2013

Maranhão poderá sediar Panamericano de Sinuca

            JP24504.6
A realização de competições internacionais de sinuca no Brasil e a divulgação estratégica desses eventos estiveram em pauta na audiência que o presidente da Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca (CBBS), Pedro Rolim, e o vice-presidente da CBBS e presidente da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS), Lourival Bogéa, tiveram com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, na última segunda-feira, em Brasília.
O Campeonato Panamericano de Sinuca, em 2014, e o Mundial Amador, em 2015, no Brasil, foram dois dos principais temas apresentados na audiência. Pedro Rolim garantiu ao presidente da FMBS que o Maranhão é o local candidato para sediar o Panamericano, no ano que vem. Nos últimos anos, o estado sediou com sucesso grandes competições nacionais, regionais e interestaduais. Bola da vez na realização dos grandes eventos da sinuca profissional brasileira, o Maranhão sediou a Copa Brasil (2011), o 33º Campeonato Brasileiro de Sinuca (2012) e o 1º Campeonato Norte-Nordeste (2013). “O Maranhão está respaldado para sediar o Panamericano. Será a nossa primeira competição internacional. O estado desponta como favorito nesse ranking”, disse, otimista, Lourival Bogéa.
Além de sediar grandes competições, o Maranhão já possui atletas campeões de torneios nacionais. Em junho, Bogéa conquistou o 6º lugar na Copa Brasil de Sinuca, promovida pela CBBS em Vitória do Espírito Santo, e, na semana passada, sagrou-se campeão do Circuito Asbac Brasília/Etapa Super Copa de Sinuca, realizado na Associação dos Servidores do Banco Central, na região dos Lagos.
Para o presidente da CBBS, Pedro Rolim, é preciso aproveitar os grandes eventos esportivos que o Brasil receberá nos próximos anos para divulgar as mais variadas modalidades esportivas do país.
“O Brasil nunca esteve tão falado mundialmente. Isso inclui os esportes olímpicos e o futebol, mas também a sinuca. Estamos sendo assediados pelas maiores entidades esportivas do mundo, e acredito que isso será o início de um período maravilhoso também para o nosso esporte”, disse Rolim. Além do Panamericano, a CBBS pretende realizar o Mundial Amador de Sinuca, em 2015.
Mundial – “São duas grandes competições que reunirão os melhores atletas de sinuca do mundo. O Mundial é disputado pelos 96 atletas que integram a elite da sinuca, na qual temos a honra de ter um brasileiro, que é também o primeiro da América Latina a integrar esse grupo”, explicou Rolim. Participando pela primeira vez do IBSF Championship, o Campeonato Mundial Amador de Snooker, na Índia, o brasileiro Igor Figueiredo sagrou-se vice-campeão Mundial do Snooker Amador, em 2009.
“Trazer esses profissionais e esses atletas para o Brasil contribuirá para massificar no país o esporte que a gente tanto ama”, disse Rolim. O Brasil possui 15 mil atletas federados e confederados praticando a sinuca, além de praticantes informais. A candidatura do Brasil para sediar o Campeonato Panamericano de 2014 tem a parceria da CBBS, CPB, World Pool Association e IBSF.
Desde 1977, a sinuca e o bilhar são reconhecidos como modalidades esportivas pelo Conselho Nacional de Desportos, obedecendo as regras desportivas e as normas emanadas da “Union Internationale Des Féderation d’Amatéurs de Bilhard. O XXIV Campeonato Brasileiro de Sinuca será realizado no Hotel Alpina, em Teresópolis (RJ), nos dias 13, 14, 15, 16 e 17 de novembro de 2013.

(Com informações da Ascom – Ministério dos Esportes)

http://jornalpequeno.com.br/edicao/2013/09/01/maranhao-podera-sediar-panamericano-sinuca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário