segunda-feira, 5 de agosto de 2013

De virada, Baianinho vence Ítaro e conquista o primeiro lugar do Norte/Nordeste de Sinuca

Com sucesso de público, organização e alta competitividade o 1º Campeonato Norte-Nordeste de Sinuca terminou ontem (04), no salão principal da Associação Atlética Banco do Brasil/AABB-São Luís (Avenida dos Holandeses - Calhau). A grande final foi disputada em melhor de nove partidas entre Ítaro Santos (PE) e Baianinho (BA). Itaro venceu o primeiro jogo. Baianinho reagiu, empatou e venceu os cinco jogos seguintes, sagrando-se campeão do 1º Campeonato Norte-Nordeste de Sinuca.
O 1º Norte/Nordeste de Sinuca tem patrocínio oficial da Cemar (Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Maranhão - Sedel/Sefaz) e é uma realização da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS), Só Snooker e AABB. Com supervisão da Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca (CBBS), o Campeonato tem apoio do Jornal Pequeno, Supermercados Mateus, Óticas Diniz, Franere, Centro Elétrico, Schincariol. A premiação é de R$ 30 mil reais, do 1º ao 16º colocado.
Do Maranhão os destaques foram os atletas Beto, que ficou no sexto lugar geral, e Rogério, que conquistou a décima sexta colocação. Os primeiros colocados foram Baianinho (1º), Ítaro (2º), Eduardo Deus-me-livre (3º), Claudinho (4º), Manoel (5º), Beto (6º), Laércio (7º), Dourado (8º), Alcélio (9º), Rolinha (10º), Paulinho (11º), Wilson Alves (12º), Frazão (13º), Celinho (14º), Ceará Mirim (15º) e Rogério (16º).
Em seu pronunciamento o vice-presidente da CBBS e presidente da FMBS, Lourival Bogéa, agradeceu o apoio de toda a diretoria da FMBS, da Federação de Damas do Maranhão e dos patrocinadores e apoiadores. “Agradecemos à Cemar, que nos apoiou por meio do patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Maranhão. Este esforço de todos foi recompensado pelo brilhantismo deste evento, que todos estão vendo. A FMBS tá dando sua parcela de contribuição para o fortalecimento da sinuca no Maranhão e em nossas regionais e no país”, disse Bogéa.
Em seu discurso, Bogéa destacou ainda que a realização de campeonatos brasileiros do Norte-Nordeste pela CBBS deverá ser ampliada. No último domingo, em sistema de mata-mata, foram disputadas as oitavas-de-finais, que contou com a participação dos maranhenses Beto e Rogério, as quartas-de-finais, onde somente Beto (MA) continuou classificado para os jogos seguintes, e as semifinais e finais.
Fases - Em melhor de sete partidas as oitavas-de-finais foram disputadas entre Ítaro (PE), que venceu Ceará Mirim (RN) por 4 a zero; Dourado (BA), que venceu Frazão (PB) também por 4 a zero; Celinho (CE), perdeu de 4 a 1 para Claudinho (CE). Eduardo Deus-me-livre (PB) ganhou de Paulinho (PE) por 4 a 2 e Baianinho (BA) venceu Rolinha (PB) por 4 a 2, no jogo que contou com maior público desta fase.
Ainda pelas oitavas-de-finais Laércio (CE) venceu o maranhense Rogério por 4 a zero; Manuel (PB) ganhou por 4 a 2 de Wilson Alves (BA) e Beto (MA) ganhou de Alcélio (PB) por 4 a 3 em jogo emocionante. Nas chaves das quartas-de-finais o pernambucano Ítaro (PE) venceu Dourado (BA) por 4 a zero; Baianinho, em vitória muito aplaudida pelo público ganhou de Laércio por 4 a 1; Eduardo (Deus-me-livre) venceu Seu Manoel (PB) por 4 a 3. Todas as chaves são escolhidas por sorteios.
Eliminatórias - No jogo mais competitivo das quartas-de-finais, depois de empatarem por duas vezes, de 2 a 2 e 3 a 3, Claudinho (CE) venceu Beto (MA). No sorteio da 7ª fase (eliminatórias) as chaves foram definidas entre Ítaro (PE), que venceu Claudinho (CE) por 4 a zero e Baianinho (BA) venceu de virada Eduardo (Deus-me-livre), da Paraíba, depois de estar perdendo por três jogos a um.
A solenidade de premiação foi iniciada com a execução dos hinos do Brasil e do Maranhão pelo soldado Nascimento, da PMMA. Em seguida foram anunciados e os vencedores. O presidente da Federação de Bilhar e Sinuca da Bahia (FBBS), Dourado elogiou a organização do Campeonato e “parabenizou a FMBS que tá fazendo o melhor campeonato de sinuca do Brasil”. As próximas competições acontecerão no Open Nordeste de Sinuca, de 30 a 31 de agosto e 01 de setembro, na cidade de Limoeiro do Norte (PI) e em Salvador (BA), de 27 a 29 de setembro.

 Classificação Geral

Baianinho (BA) - (1º), Itaro (PE) - (2º), Eduardo Deus-me-livre (PB) - (3º), Claudinho (CE) - (4º), Manoel (PB) - (5º), Beto - (MA) (6º), Laércio (CE) - (7º), Dourado (BA) - (8º), Alcélio (9º), Rolinha (PB) - (10º), Paulinho (11º), Wilson Alves (BA) - (12º), Frazão - (PB) (13º), Celinho (CE) (14º), Ceará Mirim (RN) - (15º) e Rogério (MA) - (16º).

Nenhum comentário:

Postar um comentário